FacebookTwitterYouTube
Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
Contraste
Logo da Prefeitura

Santa Casa de Misericórdia de Mococa

Hospital D. Carolina de Figueiredo

No final do século XIX e inicio do século XX . A cidade tinha aproximadamente 14.000 habitantes segundo senso da época.

E foi para suprir as necessidades de saúde pública desta população, que alguns fazendeiros de café tiveram a iniciativa de criar a Santa Casa de Misericórdia. O nome se deu devido à doação de um prédio, antigo Colégio das Freiras, para que este fosse utilizado a fins de caridade. Testamento este deixado pela então enfermeira Carolina Emilia de Figueiredo, ficando então batizada mais tarde a instituição de: Santa Casa de Misericórdia D. Carolina de Figueiredo.

A Santa Casa de Misericórdia de Mococa  D. Carolina de Figueiredo foi projetada pelo Engenheiro Gherardo Bozzani, e inaugurada no dia 4 de dezembro de 1911.

Inspirado nas construções palacianas européias, seguindo estilo eclético com elementos classicistas e barrocos. Na entrada principal, um afresco em formato oval exibe o retrato de Carolina Figueiredo.

Em 1945 o chefe de governo Fernando Costa libera uma verba para a construção da maternidade que fora inaugurada em outubro de 1949. A maternidade fora batizada como o nome da viúva Anita Costa, pois antes mesmo da inauguração Fernando costa morrera de acidente.

Durante o inicio da década de 1950, juntaram-se esforços para a construção da capela de Santa Isabel considerada a rainha das caridades e padroeira dos hospitais. Sendo inaugurada mesmo que inacabada em 1952 com recursos advindos também de quermesses.

CONTATO:

ATENDIMENTO

Endereço:

Praça Jefferson Ferraz, 90


TURISMO HISTÓRICO - Santa Casa de Misericórdia de Mococa

Os campos com borda vermelha não foram preenchidos ou foram preenchidos de maneira incorreta.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER MAIS

TODOS
SÁB
13/04
QUA
10/04
QUA
10/04
SÁB
06/04
QUA
03/04
TER
02/04
QUI
28/03

de Mococa - Es.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.