Biblioteca Municipal Dr. Almeida Magalhães

Biblioteca

Construído em 1903, para residência do Major José Pedro Alcântara de Figueiredo. Na década de 1930, a parte térrea foi alugada para loja de tecidos. O edifício foi adquirido pelo banco do Brasil e, posteriormente, pela Prefeitura Municipal.

DIA 7 de SETEMBRO de 1985, foram inauguradas as novas instalações da Biblioteca Municipal “Dr. Francisco Teive de Almeida Magalhães”, no térreo e do Museu Histórico e Pedagógico “Marquês de Três Rios", na gestão do Prefeito Padre Demósthenes. Considerada biblioteca modelo da região com acervo de 17.000 volumes.

No dia 30 de junho de 1988, um incêndio destrói totalmente o acervo da Biblioteca e parcialmente o acervo do Museu Histórico e Pedagógico "Marques de Três Rios”, com várias campanhas de arrecadação de livros foi possível o re-equipamento da Biblioteca Municipal no mesmo prédio.

14 de novembro de 1990 acontece a reinauguração da Biblioteca e Museu.

05 de abril de 2012, comemoração do  cinqüentenário  de funcionamento público da Biblioteca, que hoje conta com um acervo de mais de 22 mil exemplares.

Em 18 de abril de 2012, foi inaugurada a sala especial “Autores Mocoquenses”, com a finalidade de garantir o acesso à informação e a apreciação de obras produzidas por autores mocoquenses ou autores que mesmo não sendo mocoquenses, contribuem para a preservação de nossas memórias.

A Biblioteca conta com vários projetos, esses projetos, Vivendo Estórias, Hora do Conto, Piquenique Literário e Viagem Literária, são para estimular a leitura e a imaginação das crianças, adolescentes e adultos.

CONTATO:

Seg. à sext: 07:30 - 18:00