Residência Capitão João Ferraz de Siqueira

BARÕES DO CAFÉ

Construída em 1896, projetada pelo mestre de obras Felice Maria Calvitti, para ser a residência da família do Capitão João Ferraz de Siqueira e posteriormente, foi adquirida pelo Dr. Manoel Martins de Figueiredo Ferraz. Foi nesse período que o prédio passou a ser conhecido como Panelão; a denominação faz referência à rotina determinada pelo proprietário, para distribuição de refeições entre a população carente.

Chamadas de casa de porão alto; os grandes proprietários de terra queriam diferenciá-la das casas comerciais que abriram suas portas para a rua. Tem como característica arquitetônica, os vazios sobre os cheios, pelo grande número de janelas na fachada, próxima uma das outras e ornamentadas por cornijas de inspiração renascentista, além do jardim lateral. Essa característica é um traço marcante do período neoclássico.

A edificação mantém o projeto original, assim como a pintura e parte do mobiliário de época.

CONTATO:

Endereço: