FacebookTwitterYouTube
Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
Contraste
Logo da Prefeitura

Estação Ferroviária da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro

Companhia Mogiana de Estradas de Ferro

Em 1890, a Companhia Mogiana De Estradas de Ferro ampliou seu leito férreo em direção ao sul de Minas e inaugurou dia 18/03/1890 a Estação de Mococa. A localização escolhida para sede da Estação era distante do centro.

A estação de Mococa original foi demolida em 1913: nesse ano, estava "quase concluído um novo edifício no mesmo local, mais amplo, servindo para estação, armazém e casa do chefe. Note-se que a estação original era um prédio de dois andares, ao contrário da nova, térreo.

As linhas férreas que cortaram a cidade de Mococa, pertencentes a Cia Mogiana até meados do século XX, faziam parte do ramal de Canoas, última estação, onde o trem fazia a volta e passava novamente pela cidade de Mococa.

Em 31/12/1960, com a desativação da estação de Canoas, a estação passou a ponta do ramal, até 07/11/1966 (*RM-1966), quando foi fechada, juntamente com o ramal.

A partir de 1903, da estação de Ribeiro do Vale passou a sair o ramal de Guaxupé, que seguia até essa cidade. Em 31/12/1960, o trecho final do ramal entre Mococa e Canoas foi extinto, e em 7/11/1966, o trecho entre Ribeiro do Vale e Mococa também o foi. 

Desde 2016 o edifício da estação ferroviária de Mococa pertence a prefeitura municipal, porém os trilhos da linha férrea foram retirados. A estação ferroviária foi descaracterizada e transformada em depósito de máquinas da prefeitura, foi toda engradada e murada entre outras construções.

O jornalista Apolônio de Tiana, de Casa Branca, expressa o quanto gostava da cidade de Mococa. O seguinte texto foi feito em 1944.

(...) Mococa, no meu binóculo!... Que esplendor de céu! Quanta luz na terra! O sol focalizava, esplendidamente, a beleza impressionante do painel, onde se desenhava, em linhas perceptíveis, Mococa à distância. Dois braços abertos, de ruas, recebem carinhosamente o visitante, conduzindo-o à parte central da cidade, que não se conformou em permanecer no perímetro estreito da baixada; atirou-se, morro acima, num amontoado de construções, separadas, aqui e acolá, por enormes ilhas de frondosas palmeiras. As torres das igrejas levantam-se além, muito além dos telhados em aglutinação.

Através desta citação, transcrito do jornal, “O Município de Casa Branca”, de 24 de junho de 1944, descreve a chegada da Estação de Mococa, no lugar mais alto da cidade, e de onde se podia enxergar grande parte desta. Ainda é possível observar as palmeiras que lá se encontram, diferentemente dos trilhos, que já não existem no local.

 

 Por lá não há mais trilhos, mas aquele prédio inconfundível jamais deixará o local ser dissociado do universo ferroviário.

CONTATO:

ATENDIMENTO

Endereço:

Rua Thomaz Alberto Whately, s. n.


TURISMO HISTÓRICO - Estação Ferroviária da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro

Os campos com borda vermelha não foram preenchidos ou foram preenchidos de maneira incorreta.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER MAIS

TODOS
SÁB
13/04
QUA
10/04
QUA
10/04
SÁB
06/04
QUA
03/04
TER
02/04
QUI
28/03

de Mococa - Es.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.