FacebookTwitterYouTube
Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
Contraste
Logo da Prefeitura

Santa Casa de Misericórdia de Mococa

Hospital D. Carolina de Figueiredo
Santa Casa de Misericórdia de Mococa

No final do século XIX e inicio do século XX . A cidade tinha aproximadamente 14.000 habitantes segundo senso da época.

E foi para suprir as necessidades de saúde pública desta população, que alguns fazendeiros de café tiveram a iniciativa de criar a Santa Casa de Misericórdia. O nome se deu devido à doação de um prédio, antigo Colégio das Freiras, para que este fosse utilizado a fins de caridade. Testamento este deixado pela então enfermeira Carolina Emilia de Figueiredo, ficando então batizada mais tarde a instituição de: Santa Casa de Misericórdia D. Carolina de Figueiredo.

A Santa Casa de Misericórdia de Mococa  D. Carolina de Figueiredo foi projetada pelo Engenheiro Gherardo Bozzani, e inaugurada no dia 4 de dezembro de 1911.

Inspirado nas construções palacianas européias, seguindo estilo eclético com elementos classicistas e barrocos. Na entrada principal, um afresco em formato oval exibe o retrato de Carolina Figueiredo.

Em 1945 o chefe de governo Fernando Costa libera uma verba para a construção da maternidade que fora inaugurada em outubro de 1949. A maternidade fora batizada como o nome da viúva Anita Costa, pois antes mesmo da inauguração Fernando costa morrera de acidente.

Durante o inicio da década de 1950, juntaram-se esforços para a construção da capela de Santa Isabel considerada a rainha das caridades e padroeira dos hospitais. Sendo inaugurada mesmo que inacabada em 1952 com recursos advindos também de quermesses.

CONTATO:

ATENDIMENTO

Endereço:

Praça Jefferson Ferraz, 90


TURISMO HISTÓRICO - Santa Casa de Misericórdia de Mococa

FacebookTwitterWhatsApp

Voltar para listagem...

Os campos com borda vermelha não foram preenchidos ou foram preenchidos de maneira incorreta.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER MAIS

TODOS
QUI
10/10
DOM
27/10
QUI
07/11