FacebookTwitterYouTube
Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
Contraste
Logo da Prefeitura

Igreja Matriz de São Sebastião

Igreja

A partir da década de 1890, Mococa passou pelo seu período mais áureo, onde o café pôde proporcionar grandes avanços para a cidade, como por exemplo: a construção da Matriz Nova, a igreja de São Sebastião.

Em  1890, a cidade passa a contar com grande número de imigrantes italianos. Dentre eles o pintor Elia Napoli, que, com a construção da Igreja Matriz em 1896 imprime em têmpera à óleo os painéis artísticos do teto. As paredes, as pilastras e colunas, foram decoradas com a técnica da escaiola (imitação de mármore) 

Este templo em formato de cruz latina e de concepção neogótica, tem o seu forro constituído de estuque argamassado com cal, areia, saibro e folhas de palmeiras, estruturado com taliscas de madeira. Sobre a massa fina de acabamento do teto foi executada uma elaborada decoração que assim dividimos:

O teto é todo em azul celeste com estrelas douradas, tendo no centro a pintura representativa da Santíssima Trindade (Deus Pai; a pomba representando o Espírito Santo e um pano com o rosto de Cristo coroado de espinhos). Este conjunto foi pintado com têmpera à óleo. Nos quatro arcos que sustentam o teto do presbitério encontramos as pinturas de quatro querubins com ramalhetes de margaridas e fitas.

O ponto referencial de toda a pintura da Igreja Matriz é sem dúvida a cúpula central. Num espaço de aproximadamente 70 m², formam-se quatro espaços angulares delineados pelos arcos transversais de ogivas, onde o pintor Elia Napoli pintou à têmpera de óleo as figuras dos quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Em cada espaço lateral foi pintado um emblema constituído de duas folhas de palmeiras cruzadas sobre uma cruz no centro. Uma fita passa sobre estes elementos com frases da oração em latim da “Ave Maria” (Na igreja toda perfazem um total de oito emblemas). Os arcos transversais são decorados com losangos azuis, tendo ao centro a flor-de-lis estilizada e pintada em ouro.

CONTATO:

ATENDIMENTO

Endereço:

Praça Marechal Deodoro, 181-267 - Centro


E-mail:

pssmococa@gmail.com


Fone:

(19) 3656-0566


TURISMO RELIGIOSO - Igreja Matriz de São Sebastião

Os campos com borda vermelha não foram preenchidos ou foram preenchidos de maneira incorreta.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

VER MAIS

TODOS
SÁB
13/04
QUA
10/04
QUA
10/04
SÁB
06/04
QUA
03/04
TER
02/04
QUI
28/03

de Mococa - Es.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.