Construída em 1930 para a residência da família de Oscar Villares; posteriormente, foi adquirida por Maria Izabel de Lima Camargo.
O imóvel passou por reformas para manutenção e pequenas alterações.
A residência é um palacete isolado sobre porão utilizável, entre o alinhamento e a entrada, foi projetado um pequeno jardim. A fachada apresenta elementos característicos do final do ecletismo, como a rusticação nas paredes do térreo.
A planta movimentada, própria deste período, proporciona uma fachada igualmente rica em movimento. Algumas características do palacete são comuns também ao neocolonial, outros elementos decorativos, por sua vez, são oriundos da arquitetura germânica.
Atualmente foi instalada uma cafeteria na residência com pequenas adaptações sem perder sua característica e preservando nosso patrimônio histórico.
A cafeteria Senhor Espresso Cafés ficou aconchegante e com toda a beleza de um passado rico e glorioso.
Oscar Villares
Nascido em Cascavel (hoje Aguaí), no dia 24 de abril de 1893, veio para Mococa em função do trabalho do seu pai.
Sua preocupação constante de servir ao próximo, de servir a coletividade, de servir “sua Mococa”, levou-o a se envolver com a política e usou a mesma “para servir”, e não se limitou à política partidária, seu ideal maior era de finalidade nobre, servir a cidade de Mococa, que ele valoriza como ninguém.
Ligado a uma infinidade de conquistas, que visavam ao bem comum de nossa gente, há tantas realizações: a criação da Escola Normal Livre, a Escola Profissional Mista “Francisco Garcia de Figueiredo”, o Lar “Maria Imaculada”, a “Escola Normal Oficial”, o Campo Experimental, o Posto de Monta, a construção da Ponte do Ignacinho (sobre o Rio Pardo, na estrada Mococa – Casa Branca), a construção do Grupo Escolar “Professor João Cid Godoy”, o Convento São José, a Maternidade “Anita Costa”, o Posto de Puericultura e o novo prédio da Delegacia de Polícia.
Mas seu trabalho extrapolou os limites do Município e, a nível regional, advogou, junto aos poderes administrativos, duas grandes conquistas: ao lado de Dr. Jefferson Ferraz de Siqueira, sonhou com um hospital regional (que culminou com a criação do Asilo Colônia de Cocaes) e, com Dr. Roque Marchese, idealizou a instalação de um outro hospital regional; alcançaram a construção do Hospital Sanatório de Sapecado (hoje Divinolândia).
Além dessas importantes conquistas, participou apaixonadamente de todos os movimentos mantidos na cidade, homem simples e bom, por diversas vezes, teve a sua disposição uma cadeira de deputado e a prefeitura da cidade, e, por diversas vezes abdicou das honrarias, colocando com humildade toda sua vida de trabalho a serviço da coletividade, como cidadão comum.
Seu falecimento, ocorrido no dia 21 de outubro de 1953, feriu o coração de Mococa.
CONTATO:
ATENDIMENTO
Endereço:
Praça Ademar de Barros, 59
VER MAIS
Participe deste espaço que celebra o talento e a diversidade das expressões visuais. As inscrições estão abertas de 16/09/2024 a 16/10/2024, das 8h às 16h na Casa de Cultura “Rogério Cardoso” - Não perca a chance de transformar suas ideias<
Mais uma edição da Caminhada Fotográfica.
Próximo dia 27/10/2024 no Distrito de Igaraí.
Saída em frente da Casa de Cultura.